do mundo de 2 Rodas

Glossário

O mundo do MotoGP tem a sua linguagem própria, utilizando certas terminologias partilhadas com outros desportos motorizados e algumas frase específicas que fazem parte do mundo das duas rodas.

Apex

O ponto mais apertado de uma curva pelo qual o piloto normalmente passa mesmo antes de iniciar a saída da curva e de começar a acelerar.

Ponto de Travagem

Um ponto físico que o piloto usa para avaliar o local onde deve começar a travar para entrar em curva. Este pode ser uma árvore, cartaz de publicidade, uma marca na pista, ou qualquer outra característica distintiva que o piloto usa para guiar o seu padrão de travagem.

Chicane

Uma secção da pista com duas curvas muito próximas e em direções opostas. Uma esquerda seguida de uma direita, ou vice-versa, que se assemelha a um ‘S’ quando vista de cima.

Compostos

Tipo de borracha, ou mistura de borracha usada nos pneus.

CRT(Moto GP)

Claiming Rules Team. A partir de 2012 as equipas que não sejam inscritas por um dos principais construtores pode solicitar estatuto CRT. As equipas inscritas como CRT beneficiarão de regras menos restritivas quanto ao número de motores que podem usar ao longo de uma época e no que respeita á capacidade do depósito de combustível durante a corrida, que é maior. Sob a ‘Claiming Rule’, as equipas inscritas à luz do estatuto CRT aceitam que até quatro dos seus motores podem ser reclamados, após uma corrida, por uma das principais equipas oficiais a um valor de 20.000€ cada, incluindo transmissão, ou de 15.000€ se for apenas o motor.

Corredores(Zebra)

Normalmente pintados com duas corres e muitas vezes posicionados nas, ou logo após as curvas, os corredores marcam as laterais da pista e ajudam a guiar os pilotos.

Capacidade

Capacidade ou tamanho do motor da moto normalmente em centímetros cúbicos (cc). Por exemplo: 1000cc, 600cc ou 250cc.

Corrida Seca

Uma corrida em que o piso da pista é considerado seco pela Direção da Corrida, em oposição a molhado. Numa corrida seca as equipas rodam com pneus slicks nas suas motos.

Dorna

A Dorna Sports é a companhia que gere o MotoGP.

Pistas de terra

Ao longo dos anos vários pilotos de MotoGP provenientes dos Estados Unidos, incluindo o Campeão do Mundo de 2006 Nicky Hayden, passaram por campeonatos regionais e nacionais de pistas de terra. As corridas são disputadas em pisos de terra e não de asfalto.

Égua

Manobra que envolve parar a moto repentinamente para levantar a roda traseira do solo. É o oposto ao cavalinho e por vezes também é chamado de ‘Stoppie’.

Esses

Uma referência coloquial e fonética a uma chicane, dado o facto destas muitas vezes se assemelharem a um ‘S’.

Carenagem

Parte exterior de uma moto de competição que protege a maquinaria e o piloto de detritos e rajadas de vento. As carenagens são decoradas com as cores das equipas, logotipos dos patrocinadores e números de competição.

FIM

A Fédération Internationale de Motorcyclisme é a entidade reguladora do motociclismo a nível mundial.

Gás

Acelerador ou aceleração. É comum ouvir os pilotos dizerem ‘Dei-lhe gás’, ou ‘Abri o gás’.

GP (Grande Prêmio)

Um evento de competição que dura três dias e envolve as três categorias do MotoGP: Moto3, Moto2 e MotoGP. Os fins-de-semana de Grande Prêmio é composto por dois dias de treinos e qualificação, seguido de warm-ups e corridas domingo. O programa é igual para as três categorias. Neste momento o calendário de MotoGP é composto por 18 Grandes Prêmios.

Grid

O conjunto de pontos de partida na reta desenhados na pista e onde os pilotos ser reúnem no início de cada corrida, assumindo as posições em que se qualificaram.

Gancho

Uma curva muito apertada que tem de ser feita em baixa velocidade e que usualmente se assemelha a um ‘U’, ou ‘V’.

Projetado (High Side)

Uma queda em que a roda traseira da moto foge por debaixo do piloto – o piloto fica em ângulo reto com a sua trajetória – e depois recupera aderência, o que faz virar a moto e projeta o piloto.

Disparou para frente

Significa liderar a corrida na primeira curva.

Homologação

A homologação da pista e das motos usadas nas corridas de MotoGP é o processo de aprovação levado a cabo pela FIM e seus comitês associados.

IRTA

A International Road-Racing Teams Association representa todas as equipas de Grandes Prêmios.

Escorregada (Low Side)

Uma queda onde a roda traseira, ou ambas as rodas da moto perdem aderência e não recuperam tração, o que resulta na moto a sair debaixo do piloto.

Ângulo de inclinação

O ângulo de inclinação refere-se ao grau a que o piloto inclina a moto em direção à pista para curvar a alta velocidade. Os joelhos e cotovelos dos pilotos tocam com frequência no solo quando atingem o ângulo de inclinação máximo.

Esquerda

Uma curva para a esquerda, onde o piloto vira para a esquerda inclinando a moto e o corpo para o solo nessa direção.

MSMA

A Motorcycle Sports Manufacturers’ Association representa os interesses de todos os construtores envolvidos no motociclismo.

OnBoard

Uma ‘OnBoard’ é uma câmara de televisão montada numa motocicleta que dá uma ideia daquilo em que uma moto está envolvida durante a ação em pista.

Parc Fermé

Área do pit lane onde os homens do pódio (três primeiros) de cada categoria são entrevistados por equipes de televisão logo após o final de cada corrida.

Paddock

Área adjacente aos boxes, oposta ao pit lane, onde as equipas e pilotos colocam as seus motorhomes e diverso equipamento durante a duração de um Grande Prêmio.

Box

Uma garagem temporária com acesso direto ao pit lane.

Equipe de pit

A direção da equipe, mecânicos e seus assistentes.

Pit lane

Via de acesso normalmente adjacente à reta da meta e usada para ligar as boxes à pista.

Pódio

Os três primeiros de qualquer corrida de um Grande Prêmio recebem os seus prêmios no pódio.

Pole position ou pole

Refere-se à primeira posição da grid de partida que é assegurada com a volta mais rápida da qualificação.

Qualificação

Há uma sessão de qualificação no dia antes da corrida por categoria. Os pilotos iniciam a corrida pela ordem em que se qualificaram, o que significa que o piloto com o melhor tempo da qualificação parte da primeira posição da grid, ou pole position, o segundo mais rápido do segundo posto e assim sucessivamente.

Direção de Corrida

Representantes das entidades organizadoras e suas associações e federações compõem a Direção de Corrida em cada Grande Prêmio, tomando decisões como declarar a corrida seca ou molhada, por exemplo.

Passagem Pela Via de Boxes (Ride Through)

Uma Passagem Pela Via de Boxes é uma penalização em que o piloto tem de passar pelo pit lane. Esta penalização pode ser aplicada, por exemplo, em situações de falsa partida.

Direita

Uma direita é uma curva onde o piloto vira a para direita, inclinando a moto e corpo em direção ao solo nessa direção.

Estreante

Um piloto que leva a cabo o primeiro ano completo em qualquer uma das três categorias dos Grandes Prêmios é um estreante.

Três primeiros (em corrida)

É outra designação para o pódio.

Verificações

Um termo do MotoGP para inspeção. Os responsáveis pelas verificações têm de verificar que todos os participantes no MotoGP respeitam as regras.

Vácuo (Slipstream)

Usar o vácuo de um piloto é segui-lo numa reta e usar o fluxo de ar à sua volta e da moto em seu benefício, ganhando velocidade para depois o ultrapassar tirando partido de reduzida pressão que tem por trás de si. Também é considerado como efeito de aspiração e faz com que o piloto que vai ultrapassar ganhe ligeira margem de velocidade.

Slicks

Pneus lisos desenhados especificamente para corridas de velocidade em circuitos e feitos de compostos macios que dão a aderência necessária sem abrandarem a moto.

Braço oscilante

Secção traseira da moto na qual a roda traseira é montada. Move-se para cima e para baixo com a suspensão traseira.

Encabeçar a tabela de tempos

Trata-se de estabelecer o melhor tempo numa sessão de treinos ou qualificação.

Parede de pneus

Conjunto de pneus empilhados usados como barreira de acidentes para reduzir os danos e lesões quando do impacto.

Corrida molhada

Uma corrida em que as condições que afetam a pista são consideradas como molhadas e não como secas.

Cavalinho

Manobra de celebração executada pelos pilotos e na qual a roda frontal da moto é levantada do solo em resultado de aceleração forte e rápida libertação da embreagem.

Wild cards

Pilotos sem contrato permanente que participam em corridas isoladas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>